Maca Peruana – Conheça os benefícios

Maca, de nome científico Lepidium meyenii, é uma raiz, de cor bege amarelada, cheiro um pouquinho forte, porém, suportável, gosto sutil e da família do rabanete, brócolis e repolho e é mais disponível no nosso país na forma de pó. Cultivada nas montanhas do Peru, tem sido chamada de “ginseng peruano”. A maca peruana produz folhas que crescem perto do solo e a planta produz uma flor pequena. Os incas a utilizaram muito no passado em muitos de seus remédios naturais.

Veja os 10 Benefícios Surpreendentes da Maca Peruana

Maca peruana

1- Rica em vitaminas

A parte da maca que contém os nutrientes ativos é a sua raiz. A raiz ou tubérculo possui proteínas, açúcares naturais, ferro, potássio, iodo, magnésio, cálcio e fibras. Devido ao alto teor nutricional da maca, ela é muitas vezes referida como tendo propriedades de um “superalimento”.

2- Promove a excitação sexual

Maca é amplamente utilizada para promover a função sexual dos homens e mulheres. Ela serve como um impulso para a sua libido e aumenta a resistência. Carregada de minerais, a maca pode equilibrar os hormônios sexuais e também pode melhorar o humor. Suas propriedades naturais ajudam a criar uma resposta afrodisíaca em homens que sofreram de impotência e baixo desejo sexual. A raiz de maca é conhecida por melhorar a qualidade e quantidade de esperma nos homens que têm menor contagem de espermatozoides normais, o que ajuda a aumentar o nível de fertilidade. Com um humor saudável e níveis hormonais equilibrados, a excitação é geralmente muito mais fácil de alcançar.

3- Alivia a compulsão por doces

Maca alivia problemas menstruais, como cólicas, dor no corpo, ansiedade, alterações de humor, ondas de calor e depressão.

O que fazer: Misture a maca com cacau, para melhorar o humor na TPM (Tensão Pré-Menstrual) ou misture maca com canela para controlar a compulsão por doces.

Se estiver grávida ou amamentando, você deve evitar tomar maca.

4- Aumenta a massa muscular

Poucos dias depois de usar a maca, seu nível de energia pode aumentar. Muitos atletas a tomam para o seu máximo desempenho, por isso, se você está cansado a maior parte do tempo, experimente maca peruana. Apenas uma pequena quantidade pode ser exatamente o que precisa para um impulso nos exercícios. Quando usada em conjunto com um bom regime de treino, você vai notar um aumento da massa muscular.

5- Acelera a cicatrização

Ela fornece ferro e ajuda a restaurar as células vermelhas do sangue, o que ajuda a combater anemia e doenças cardiovasculares. Maca mantém seus dentes saudáveis e permite que você se cure das feridas mais rapidamente.

Se você tiver problemas de fígado ou pressão arterial elevada você deve perguntar ao seu médico antes de tomar maca.

6- Regula a temperatura corporal

Muitas pessoas tomam maca para tratar doenças de pele, como acne e manchas. Outro benefício para a sua pele é que diminui a sensibilidade. Em clima quente ou frio, maca pode ajudar a sua pele suportar temperaturas extremas.

7- Pode ser consumida de diversas maneiras

A Maca é boa em cafés, chocolates caseiros, farinha de aveia, muffins, biscoitos, pães, smoothies, saladas, alimentos cozidos, sucos, pudins, doces. Fornece sabor agradável para tortas e é também um grande emulsificante em alimentos trazendo textura, riqueza e uma agradável consistência.

Não adicione a maca a qualquer coisa que é muito quente, pois vai perder todos os seus benefícios. O gosto pode ser um pouco estranho no começo, mas ela fica mais tolerável e isso depende do que você vai misturá-la.

8- Aumenta a densidade óssea

Manutenção dos ossos é um problema comum para muitas mulheres à medida que envelhecem, pois, com a menopausa, os ossos ficam mais fracos. Maca peruana pode ser útil para as mulheres que têm um histórico familiar de osteoporose ou para aquelas que simplesmente procuram proteger a sua saúde óssea.

9- Ajuda a engravidar

Os níveis de estrogênio quando muito altos ou muito baixos, podem tornar difícil para uma mulher de ovular e engravidar. Portanto, equilibrar a quantidade de estrogênio que uma mulher produz, e por sua vez, a quantidade de progesterona produzida, é muito importante para aumentar a saúde reprodutiva e diminuir os sintomas relacionados à ciclos menstruais irregulares.

10- Saúde do coração

Também ajuda a equilibrar os níveis adequados de colesterol no organismo. Isto é especialmente importante para aqueles que precisam de se preocupar com a saúde do coração e doenças como diabetes ou síndrome metabólica.

As pessoas que têm pressão arterial elevada também são aconselhadas a não consumir maca.

Fontes:

http://www.herbwisdom.com/herb-maca.html

http://www.globalhealingcenter.com/natural-health/7-benefits-of-maca-root-for-women/ 

http://www.vegkitchen.com/nutrition/7-top-health-benefits-of-maca/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: